Linux Ubuntu + Nginx + Letsencrypt + Docker + Portainer + MySQL + aaPanel rodando ASP.NET CORE

Instalação do Ubuntu

Primeiro temos que instalar o Ubuntu a instalação é muito simples e fácil não vou entrar neste ponto no detalhe, mas entre no site oficial do Ubuntu escolha sua versão e baixe a instalação é tão simples quanto Windows.
A versão que usei foi: Ubuntu 20.04.2.0 LTS

Aplicando comando de atualização
Mensagem de confirmação de que está tudo atualizado

Instalação aaPanel

Então vamos instalar nosso painel de controle o “AAPanel”, gostei bastante dele, fiz testes em um monte de painel que tem livre para Linux, e gostei mais deste por ser simples e prático.

Instalação do aaPanel confirmando que vai instalar no diretório www e que o servidor vai ter o IP da maquina na porta 8888
Final da instalação do aaPanel, informando que está rodando tanto no endereço IPV6 quando IPV 4 com o username e senha gerados
Tela inicial do aaPanel solicitando o que você deseja instalar
Após a confirmação esta é a tela de instalação, mostra a fila e os recursos sendo instalados, você pode fechar ela se quiser e depois acessar a mesma novamente clicando contador que fica no painel do lado esquerdo no topo.
Deixei a instalação rodando e esta é a tela inicial do nosso painel, estou em uma maquina emulada e não configurei ela com muitos recursos como processador, mas veja que o painel é fiel aos recursos e utilização só para instalar as coisas ele está gastando toda minha CPU.

Instalação do docker

Para instalar o docker como temos um painel agora podemos ir até a “App Store” do nosso painel encontrar o docker lá e mandar instalar ele.

Instalação do docker via aaPanel
Fila de instalação com Docker por último.
Adicionando um domínio chamado example.com
Tela de configuração do domínio após criado
Promt após apertar o botão Add reverse proxy

Instalação do Portainer

Portainer é uma aplicação docker para gerenciar containers de forma simples através de uma interface web, eu achei muito animal, é muito simples a imaginação do que se pode fazer de coisas dentro dele é gigante.

Instalação do Portainer
Tela de login do portainer, solicitando a criação do usuário administrador, você pode mudar o admin por seu nome ou o que preferir.
Escolhendo a forma de conexão como docker
Tela de conexões do docker, informado que estamos conectados ao docker local e dizendo o que temos nessa conexão como containers, volumes, imagens etc…

App Tempplate

Aqui é um pequeno paraíso, porque já contem alguns templates prontos para instalação rápida e fácil, você pode usar um template de WordPress, MysSQL, redis etc.. ele já cria tudo para você, rede, portas volumes etc…
Recomendo usar 1 template para ver o que ele faz a primeira vez o que ele cria e como ele gerencia as coisas assim fica mais fácil de você depois gerenciar seus Stacks.

Stacks

As stacks na verdade são formas de subir muitas coisas de uma única vez, como por exemplo usar o famoso docker-compose e nele informar que você quer subir 1 docker do redis, mysql etc… ele sobe tudo de uma unica vez.
Ou até mesmo usar o compose para baixar uma imagem do DockerHub privada do seu repositório e subir ela.

Images

São as imagens que ele baixou e tem disponíveis para uso, ele também informa na imagem que container está usando ela.

Networks

São as redes que ele cria para cada ambiente docker e também mostra as redes padrões que o docker cria como: bridge, host e none.

Volumes

Os volumes no docker são as HDS ou local onde as coisas vão ser salvas de um determinada aplicação docker.

Events

São os eventos que ocorrem na administração do Portainer, porque você pode ter múltiplos usuários fazer várias coisas aqui você pode ver o que ocorreu de eventos.

Hosts

São as informações do servidor, como nome da maquina, versão, cpu, memória etc…

--

--

Desenvolvedor há mais de 20 anos, atualmente estou me especializando em ASP.NET CORE com Linux.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Danilo Barreto Bezerra

Danilo Barreto Bezerra

Desenvolvedor há mais de 20 anos, atualmente estou me especializando em ASP.NET CORE com Linux.